Preços dos imóveis residenciais no Rio sobem em ritmo menor
27/03/2013 - Venda e Compra de imóveis

A tendência de redução do ritmo de alta dos preços dos imóveis no Rio pode ser identificada com a análise da variação dos últimos 12 meses, que ficou em 14,7%, contra 31% de igual período anterior — os dados são do indicador medido pela dupla Fipe/Zap. A queda do indicador pela metade pode apontar para a acomodação dos preços. Ainda assim, vale registrar, o aumento no valor dos imóveis entre março de 2012 e fevereiro último representa quase o dobro da inflação medida, por exemplo, pelo IGP-M, que fechou o mês passado com 8,29% acumulados para o período.
Ainda assim, o Rio registrou a terceira maior variação de preços do país, levando-se em consideração as sete capitais cujos preços de imóveis são monitorados pelo índice desde sua criação. A capital fluminense fica atrás de Fortaleza e de São Paulo — onde as altas foram de 16,7% e 14,8%, respectivamente. Na média nacional, a variação foi de 12,9%.
Apesar da tendência de acomodação de preços dos imóveis no Rio, nos últimos cinco anos a valorização do metro quadrado chegou a 200%. Agora em fevereiro, o metro quadrado médio na cidade passou a R$ 8.824, deixando longe os R$ 2.946 no mesmo mês de 2008. No mês, a alta foi de 1,3% no Rio, e de 0,9% na média nacional.
Fonte: O Globo